Páginas

sábado, 2 de julho de 2011

A diferença entre amigos e colegas?!

Eu estava falando hoje com meu maninho sobre a diferença entre amigos e colegas.


Conclui que em muitos grupos há muitos colegas e somente poucos amigos.

Isso não é novidade, afinal todo mundo sabe que amigos são poucos.


"Sentimento fiel de afeição, simpatia, estima ou ternura entre pessoas que geralmente não são ligadas por laços de família ou por atração sexual", assim o Novo Dicionário da Língua Portuguesa Aurélio define a palavra amizade.

A diferença básica entre amigo e colega está na qualidade do vínculo.

Os amigos são mais próximos e mais presentes em nossas vidas. Essa proximidade tem a ver com intimidade. Amigos se conhecem mais profundamente e sabem mais de nosso jeito de sentir o mundo, nosso modo de nos relacionarmos com os outros, nossa forma de pensar e interpretar os fatos, nossas escolhas, etc.

A presença a que me refiro também não está necessariamente ligada à quantidade, mas à qualidade da relação. Temos colegas de trabalho, de escola, de clube, de academia, por exemplo, que encontramos às vezes diariamente, mas nem por isso, temos uma qualidade de vínculo que possa caracterizar essa pessoa como "amiga".

Os colegas podem até saber muita coisa sobre nossas vidas porque convivem conosco, mas não são essas pessoas que tenderemos a procurar num momento de dor e alegria intensos. Queremos dividir nossas alegrias, tristezas, e intimidade com quem sentimos confiança, com quem sabemos que nos quer muito bem, que vai nos ouvir com carinho, e que vai tentar (ainda que nem sempre consiga) nos ajudar. Amigos se importam de verdade com nossos sentimentos e em como vai nossa vida. E as verdadeiras amizades são baseadas sempre no respeito à nossa singularidade e lealdade ao vínculo.

O melhor mesmo é saber identificar a diferença que há entre coleguismo e amizade.

Coleguismo é muito simples: Podemos fazer colegas nas festas, nos passeios e até nas férias.

Desses colegas são raríssimos os que tornam-se nossos amigos.

Fique pobre ou sem nada e deixa de oferecer festas e divertimentos para ver o que acontece. Desaparecem os chamados "amigos". Está claro que esses "amigos" na realidade são colegas.

Uma pessoa está triste e surge um problemazinho? Não tenham ilusão, porque muitos desses "amigos" desaparecem. Um e outro podem até aparecer, mas somente para saber o que aconteceu e depois ter assunto para críticas e comentários.

Alguém está alegre, feliz e de bem com a vida? Tenham certeza de que a inveja aparece e alguns desses "amigos" revelam-se negativamente.

A amizade de verdade é outra coisa. É um sentimento raro, lindo e duradouro. Não há nada que destrua uma relação verdadeira de amizade.


Não há distância e nem outros fatores que possam destruir uma verdadeira amizade. O laço é forte e o amor e o sentimento estão presentes nessa relação.

Nessa relação de amizade exige-se confiança e fidelidade. Há uma cumpricidade mútua.

Os nossos amigos do coração estão nessa relação de amizade. São poucos, mas são preciosos.

Esses, sim, são importantes e necessários, para as nossas vidas. Eles são o alimento de nossas almas e dão sentido a nossa existência. Esses amigos estão contidos numa energia cósmica, porque só assim justifica-se o fato de muitos estarem longe, num outro continente e continuarem presentes na nossa existência, alimentando as nossas almas e dando sentido as nossas vidas.


Não importa há quanto tempo não os vemos e nem a distância em que se encontram, porque o sentimento de amizade, o amor que existe na relação transcendem, dando a certeza de que somos queridos, amados por esses poucos amigos. Eles estarão sempre presentes, dando-nos forças nos momentos em que mais venhamos a precisar de conforto e compreensão.Com certeza, na tristreza e na alegria são esses amigos que estarão conosco.

São esses amigos que devemos cuidar com muito carinho e atenção, respeitando sempre a individualidade de cada um deles, estando prontos para estender as mãos no momento em que precisarem.

Distinguir a diferença entre coleguismo e amizade é fácil; é só ficarmos atentos as atitudes, porque são elas que revelam toda a verdade de uma relação.

Devemos ficar atentos às atitudes das pessoas. Isso é extremamente importante em todas as relações humanas.



Um texto que todos já devem ter lido sobre a diferença entre amizade e coleguismo:



Colega: nunca te viu chorar;

Amigo: teve sempre um ombro para tu chorares;

Colega: nunca pede nada para beber e comer;

Amigo: abre o armário e sente-se em casa;

Colega: pede-te para escreveres o teu número de telefone;

Amigo: pergunta-te o nº telefone dele (porque não se lembra);

Colega: pede alguma coisa emprestada e devolve uns dias depois;

Amigo: tem um guarda-roupa cheio de coisas tuas;

Colega: sabe algumas coisas sobre ti;

Amigo: poderia escrever a tua biografia;

Colega: não ficaria contigo se as outras pessoas não tivessem ficado;

Amigo: ficaria sempre contigo.