Páginas

quarta-feira, 30 de março de 2011

Sonhe alto, pense grande, chegue longe...

O sonho, mesmo quando não é realizado, faz um bem enorme à saúde mental de qualquer um. Sonhar é viver e quem não sonha não vive. Desde criança eu me reportava ao futuro. Voei alto em meus pensamentos.






Queria ser atriz, para viver vários papéis e dar vida aos personagens que viviam dentro de mim. Acredito que todos nós não sejamos uma, mas várias ‘personas’ perambulando pelo nosso inconsciente.



Sonhava, também, em ser cantora! Cantava enquanto me balançava na gangorra, no banheiro, enquanto arrumava algo em casa, em um pé de jabuticaba e cantarolava enquanto andava pelas ruas! Engraçado!

O cantar quase se concretizou, pois fiz aula de canto, durante alguns anos, e minha professora, Norma, achava que eu tinha talento e queria que participasse de um recital, mas me neguei, por incrível que pareça. Mais tarde cantei em coral, porém, tive que interromper essa atividade por motivos profissionais.

Sonhos me embalaram durante anos! Consegui a platéia em salas de aula durante décadas, pois, a atriz naquele momento se mostrava. Os alunos riam de meu jeito todo descontraído, imitadora e eu ria de mim mesma junto com eles.

Meu avô materno foi um visionário, um idealista! Já naquele tempo, educou seus filhos para a música. Todos eles conheciam a clássica. Assim, fomos criados em mundo em que havia de tudo um pouco: música, cinema, livros, estudos e viagens.

Várias músicas, filmes, livros e passeios marcaram minha vida. Hoje sinto uma saudade gostosa de tempos vividos e de meus sonhos, efetivados alguns, principalmente, com o auxílio da profissão eu escolhi.

Meu sonho maior é uma vida plena.

Expressar meus pensamentos custou-me, soltar as palavras engasgadas não é tarefa fácil. Não tenho receio de críticas e nenhuma pretensão. Escrevo para mim mesma. Mas adoro quando recebo um recadinho. Sinto o coração aos pulos e me orgulho ao ver um texto pronto! Que alívio! Que distração gostosa! Perdoem-me, se exprapolo nos casos pessoais, mas é neles que está minha vida!

PENSE NISSO...

Observe um lápis....ele tem 5 qualidades, que se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.


PRIMEIRA* você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma mão que guia seus passos, esta mão chamamos de DEUS, e ELE deve sempre conduzi-lo em direção a sua vontade.

SEGUNDA* de vez em quando precisamos parar o que estamos escrevendo, e usar o apontador, isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado, portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor.

TERCEIRA* o lápis sempre permite que usemos a borracha para apagar aquilo que estava errado, entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessáriamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça.

QUARTA* o que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro, portanto sempre cuide daquilo que acontece dentro de você.

FINALMENTE A QUINTA QUALIDADE* o lápis sempre deixa uma marca, da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida, irá deixar traços, e procure ser consciente de cada ação.



bjus......

Eu não sou boazinha!?

E então que lembrei de quando fiz isso aí, trancada no quarto chorando por alguma injustiça que fizeram comigo. Eu, tão boazinha. E sofria… Não era forçado, eu sempre fui assim: queria agradar o mundo, e quando não conseguia, ficava com o coração partido. Na verdade, hoje eu tenho uma outra teoria sobre isso, que tem tudo a ver com eu agora saber que eu não sou boazinha, daquelas que são facilmente passada para trás. E eu estou longe de ser isso, apesar de ser sensível, “de coração sangrando”, como diz meu irmão Igor.


Veja bem, eu sou uma pessoa boa. Fundamentalmente boa, de coração bom, de riso frouxo, largo e sincero. Gosto de ajudar as pessoas, de abraçar, beijar, me entrego mesmo. Mas estou longe de ser boazinha. Mesmo porque boazinha soa meio fake, coisa que eu não sou. E porque também remete a uma palavra que sempre me assustou: ser boazinha, se não significar ser sonsa, significa ser boba.


E aí que há uns meses comecei a pensar no porquê de eu fazer tanta questão de agradar os outros e querer que todos gostem de mim. É bom, é gostoso… e é também um pouco de ego. Porque todo mundo tem o legítimo direito de não gostar da gente, não é? E eu percebi que essa coisa de se querer ser amada pela geral não existe. Não vou dizer que não continuo tentando, sou um animal predominantemente sedutor – minha veia árabe. Mas hoje sei entender melhor esse lance, sei me segurar um pouco. É meio que um “sedutores anônimos”: um dia de cada vez.

Também aprendi a não me doer tanto pelas coisas: cada um tem a sua frequência, tem muita gente querida por aí vibrando na mesma frequência que eu… mas também tem gente que não está, e não é por mal. Eu sei. Então aprendi a me dar melhor com as pessoas diferentes. A respeitar mais o jeito delas. Aprendi a não ter que me revoltar quando me despedaçam o coração. É óbvio que a maldade está nos olhos de quem vê. Mas quer saber? Eu já não me importo mais tanto com o que os outros vêem.

E seguindo a linha do que eu “não sou” (claro, eu não sei definir o que sou, mas sei muito bem o que eu não sou), venho dizer a quem quiser ouvir que eu não sou boazinha. E demorei muito tempo para entender isso. E até hoje luto contra isso. E a ideia veio de um espelhinho empoeirado guardado no fundo da gaveta, que acabei de achar, envolto no pano de chão mais rock and roll do mundo (minha camiseta do Hollywood Rock 94 toda assinada pelos caras do Live). Vamos a ele (o espelho):

Tô sentindo…

Que estou entrando na fase concha. Pra quem me conhece já sabe como é. Introspectiva, calada, quase que sumida. Já tive muitas dessas por aí. Antes ficava dias, meses. Já não sou mais assim: a vida faz a gente ter que estar presente. Ter opinião, ter resposta pra tudo. O mundo pede que a gente fale. E eu sou dada, sou de querer agradar o mundo (tema de tantos posts antigos e de outros que virão). Aí falo, matraco. Aí me dou, me vendo, me empresto, me alugo. E como vocês já sabem, eu não tenho filtro. Dou o bom, mas acabo sempre ficando com uma coisiquinha ruim que o outro aliviou. Geralmente aliviam em mim, sem perceber. Eu fico feliz, todo mundo fica feliz. Mas chega no fim do dia e lá estou eu: acabada, com olheiras e dor nas costas. Falta de filtro de energia, é isso.


Aí, vezenquando, mesmo que por algumas horinhas, lá venho eu: quieta, lacônica, um tanto melancólica, saudosista. Querendo parar o mundo à força. E se ele não pára, paro eu no meu cantinho. E fico, até ele me chamar de novo.

Mother should I build the wall?

Muitas vezes construí muros… e fiquei lá, dentro de mim e das minhas fronteiras. Conchando. Até descobrir que conchar demais me deixava medrosa. Agora só concho aos pouquinhos, pra não doer tanto. Concho um tantinho, participo um pouquinho, e lá se vão mais 570 quilômetros. E tudo de novo. É #meujeitinho. É como me recupero da dureza do dia, do cinza do dia.

Não, definitivamente não construirei mais muros. Talvez só um varalzinho com lençol, separando meu mundinho do seu, meu mundinho do resto do mundo todo. Mas eu volto. Eu sempre volto. Senão eu enlouqueço. E eu sei que eu já sou louca o bastante.

_•_**Sou Chata?? Depende de você.**Sou metida?? Inveja é triste.**Sou feia?? Tem quem queira.**Sou bonita?? Tenho espelho.**Me ama?? Bom para nós.**Me odeia?? Entra na fila.**Sou louka?? Problema eh meu.**Fui fácil?? To afim.**Fui dificil?? Cai fora.**Beijo mal?? Você também.**Beijo bem?? Já sabia.**Sou boa amiga?? Demais.**Sou boa inimiga?? Mais ainda.**Eu minto?? O necessario...Você também.**Duvida de mim?? Paga pra ver.**Eu odeio?? Não,tenho pena.**Sou ridicula?? Estamos falando de mim ou de você?!??.**Sou educada?? Quase sempre.**Sou mal educada?? Você mereceu.**Tenho juizo?? O suficiente.**Humilde?? Às vezes.**Modesta?? Nem sempre.**Pego no pè?? Sorte sua**Dei um fora?? Não seja brasileiro...DESISTA!!!.**Sou boa?? Com certeza.**Sou ruim?? Tento não ser.**Gostar de mim?? Fácil.**Gostar de você?? Convença-me.**Me odeia?? Tenta me superar.**Num gosta de mim?? Sai daqui...

_•_**Sou Chata?? Depende de você.**Sou metida?? Inveja é triste.**Sou feia?? Tem quem queira.**Sou bonita?? Tenho espelho.**Me ama?? Bom para nós.**Me odeia?? Entra na fila.**Sou louka?? Problema eh meu.**Fui fácil?? To afim.**Fui dificil?? Cai fora.**Beijo mal?? Você também.**Beijo bem?? Já sabia.**Sou boa amiga?? Demais.**Sou boa inimiga?? Mais ainda.**Eu minto?? O necessario...Você também.**Duvida de mim?? Paga pra ver.**Eu odeio?? Não,tenho pena.**Sou ridicula?? Estamos falando de mim ou de você?!??.**Sou educada?? Quase sempre.**Sou mal educada?? Você mereceu.**Tenho juizo?? O suficiente.**Humilde?? Às vezes.**Modesta?? Nem sempre.**Pego no pè?? Sorte sua**Dei um fora?? Não seja brasileiro...DESISTA!!!.**Sou boa?? Com certeza.**Sou ruim?? Tento não ser.**Gostar de mim?? Fácil.**Gostar de você?? Convença-me.**Me odeia?? Tenta me superar.**Num gosta de mim?? Sai daqui...